A GNR de Leiria resgatou ontem, segunda-feira, uma tartaruga leopardo africana, com 10 quilos, na via pública, na localidade de Vila Facaia, no concelho de Pedrógão Grande.
Os militares do Comando Territorial da GNR de Leiria, através do Núcleo de Proteção do Ambiente de Pombal, deslocaram-se ao local após o alerta de um popular e recolheram o animal, “com 40 centímetros de comprimento e dez quilos de peso”.
A autoridade policial avança, em comunicado, que a tartaruga foi entregue ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) do Centro, na Mata do Choupal, em Coimbra.
“Tratando-se de uma espécie invasora com poucos predadores naturais em Portugal, a tartaruga leopardo africana reproduz-se muito facilmente em estado selvagem, podendo tornar-se um fator de ameaça para a sobrevivência das tartarugas autóctones, uma vez que estão a competir pelo mesmo alimento, e podem alterar a genética das restantes espécies”, esclarece a GNR.
Esta é também uma espécie protegida ao abrigo da Convenção do Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (CITES).