Uma queimada controlada nas margens do rio da Areia, em Valado dos Frades, está prevista para esta segunda-feira, dia 12, e amanhã, anunciou o Serviço Municipal de Proteção Civil da Nazaré (SMPC).
“A limpeza das margens, onde abundam os caniçais, que são a causa de diversos constrangimentos, é o objetivo da ação”, explica o SMPC.
O prazo dado pela Agência Portuguesa do Ambiente para a “limpeza das motas do rio terminou sem que a operação tivesse sido executada, pelo que o SMPC, com apoio da corporação de Bombeiros Voluntários da Nazaré, irá levar a cabo a queimada”.
A operação “poderá estender-se para lá dos dias previstos, caso os trabalhos e as condições meteorológicas assim o exijam”, adianta em comunicado, referindo que “após a intervenção serão plantadas espécies ripícolas com o intuito de travar as espécies invasoras, que atualmente dominam a flora das margens”.
A ação surge após “a reparação de uma grande rotura na margem esquerda do rio, detetada a três quilómetros a poente de Valado dos Frades, no início deste ano”, conclui o SMPC.