Odete Fiúza, atleta paralímpica natural de Leiria, falou com o REGIÃO DE LEIRIA de Christchurch, na Nova Zelândia, onde nos próximos dias vai participar na prova de 1.500 metros e lutar por um lugar na final.
A atleta integra a comitiva portuguesa de 18 atletas que, a partir de sexta-feira, participa no Mundial de Atletismo IPC 2011.
Na Nova Zelândia desde dia 13, as condições meteorológicas têm sido um dos adversário na preparação da competição. “O clima é extremamente instável, tanto faz muito calor como chove e faz frio”, explica Odete Fiúza.
A atleta do Maratona Clube de Portugal está confiante num bom resultado e lembra que a competição, por si só, não permite atingir os mínimos para os Jogos Paralímpicos, onde já foi por quatro ocasiões.
“Conseguir ser medalhada é extremamente difícil”, refere . Todavia, acredita que pode chegar à final e será nisso que vai pensar quando se posicionar na linha de partida.
Odete Fiúza compete na prova dos 1.500 metros no domingo, dia 23, e se conseguir atingir o seu objectivo – “ser finalista” – volta a correr dia 25, na final.
Marina Guerra
marina.guerra@regiaodeleiria.pt
Fotografia – Comité Paralímpico de Portugal