“Nariz de mulher, focinho de cão, cu de gente” é o título do primeiro romance do escritor leiriense David Teles Ferreira e narra a história de um homem misantropo, solitário, que um dia começa a voar sem saber porquê, não conseguindo controlar quando acontece.
A capacidade de voar “vai mudar a vida da personagem e de outros à volta dela” e “tudo isso obriga a uma introspeção, levando o homem a olhar a vida de outra maneira”, explica o autor.
Além da narrativa principal, o livro contém histórias de outras personagens com quem o protagonista se cruza: “é um romance de estórias que se interligam”.
Escritor de poesia e contos, David Teles aventurou-se mais cedo do que esperava na categoria romance. Conta ao REGIÃO DE LEIRIA que tudo começou com a escrita de uma história que “supostamente era um conto, mas foi crescendo e evoluindo de tal forma que às tantas já era mais uma novela e depois atingiu o tamanho em que se se pode considerar um romance”.
No início, o título não estava definido nem havia uma mensagem precisa, mas depois surgiu: “não perguntes porque voas, mas o que voar pode provocar em ti” é a principal mensagem da obra e corresponde a uma fala da personagem Alcina, a cartomante triste.
Quanto ao título, nasceu de uma “brincadeira”, de um ditado popular. À partida, o leitor pode questionar a ligação do título ao romance, mas o escritor indica que a ligação está lá e será compreendida mais perto do final, ressalvando, também, que “a riqueza do livro é deixar abertura a várias interpretações”.
“Nariz de mulher, focinho de cão, cu de gente”, destinado a todas as gerações, é resultado de quatro meses de escrita e um ano de “refinação e amadurecimento”. Um processo “muito natural” que cumpriu o objetivo do escritor em criar um livro “positivo, em que no fim [ficássemos] com uma sensação de bem com a vida”.
“Não é um livro negro. É um livro em que há partes tristes, partes alegres e caricatas, como tudo na vida. Faz rir e chorar, simultaneamente. É uma obra muita integrativa, porque conta histórias de superação de pessoas com problemas e deficiências”, adianta.
O romance, publicado pela editora leiriense Hora de Ler, pode ser adquirido na livraria Boa Leitura, em Leiria, ou no espaço Lápis de Memórias, em Coimbra.
A primeira apresentação do livro está marcada para 5 de junho, às 17 horas, na Biblioteca Afonso Lopes Vieira, pelo professor Carlos André.
David Teles Ferreira vive em Leiria, é declamador de poesia, ator e escritor. É autor dos livros de poesia “Assumindo a terra” e “As encostas voltas a norte/o mar nos teus olhos”; bem como da obra de contos “Crónica de um renascimento e outras escritas de bolso”. Conta, ainda, com uma edição de poesia não publicada, “Anti bucólicos”.