O curso Técnico Superior Profissional de Análise de Dados e Estudos de Mercado visa formar profissionais com competências específicas para planear, gerir e implementar metodologias de recolha de informação relevante para a empresa. Armazenar, manipular, visualizar e analisar dados, garantindo uma comunicação eficiente da informação contida nos dados, a especialistas e não especialista da área, de forma a apoiar na tomada de decisão
Atividades Principais
• Planear a recolha de dados adequados de acordo com os objetivos da empresa;
• Identificar atributos de interesse no sistema de informação da empresa;
• Recolher informação sobre e para a empresa, através da utilização de instrumentos adequados;
• Armazenar e gerir os dados e informação recolhida, utilizando ferramentas informáticas adequadas;
• Preparar os dados e informação recolhida para que possa ser analisada;
• Aplicar métodos e técnicas estatísticas adequados às características dos dados e aos objetivos definidos;
• Criar modelos adequados que permitam responder a diversas questões colocadas do presente e futuro da empresa;
• Planear ações de melhoria para a empresa, de acordo com os resultados obtidos na análise feita;
• Planear a realização de estudos de mercado, de acordo com os objetivos da empresa;
• Aplicar a prospeção de mercado, global ou da sua zona de intervenção, recorrendo a diversas fontes de informação de acordo com o planeamento;
• Elaborar e apresentar relatórios com base no trabalho executado.