A GNR está a investigar o derrame de combustível para uma ribeira na freguesia da Maceira, concelho de Leiria, estando em curso medidas para a sua contenção, disse à agência Lusa fonte do Comando Territorial de Leiria.
Segundo a mesma fonte, o derrame de fuelóleo para o domínio hídrico, cuja quantidade é desconhecida, “terá ocorrido na sequência do rebentamento de uma conduta”.
“Das averiguações preliminares tudo indica tratar-se de um acidente”, afirmou esta fonte da GNR, explicando que “foi possível conter o derrame na ribeira, pelo que tudo indica que não atingirá outros cursos de água do concelho”.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria adiantou, pelas 16:00, que no local estão 20 elementos apoiados por 11 veículos, da Agência Portuguesa do Ambiente, GNR, Autoridade Marítima da Nazaré, bombeiros, e serviços municipais de Proteção Civil de Leiria e Marinha Grande.
De acordo com o CDOS, o alerta chegou às autoridades às 10:49.
Fonte do Serviço Municipal de Proteção Civil de Leiria referiu que “o derrame atingiu uma ribeira e, face a isso, estão a ser criados procedimentos de tamponamento para que o combustível não atinja maior alcance”.
“Neste momento decorre a remoção do material e, como medida de prevenção, a jusante deste local, na Costa de Cima, temos dois outros locais preparados para fazer o tamponamento, caso algum material consiga espalhar-se, para o reter nesses dois pontos”, esclareceu.
Os trabalhos estão também a ser acompanhados pela vereadora com o pelouro do Ambiente da Câmara de Leiria, Ana Esperança, e em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil da Batalha, acrescentou a fonte da Proteção Civil de Leiria.
“Todo o nosso trabalho é para evitar que o derrame alcance o rio Lis”, esclareceu.
(em atualização)
Foto de arquivo: Joaquim Dâmaso