O historiador José Mattoso vai dar nome a uma iniciativa lançada, ontem, pelo Município de Leiria destinada à partilha de boas práticas, reflexão de desafios e de soluções de política pública cultural.
O “Fórum José Mattoso – Cultura e Desenvolvimento Local”, de periodicidade bienal, foi anunciado pelo presidente da Câmara, Gonçalo Lopes, nas celebrações do Dia do Município, mais precisamente na conferência de homenagem a José Mattoso que decorreu no Castelo de Leiria.
Gonçalo Lopes destacou a dimensão de José Mattoso, “um leiriense ímpar, um homem que, pelo rigor e qualidade científica do seu trabalho, confere dignidade à nossa história que é, afinal, o nosso lugar mais valioso”.
Presente na cerimónia, José Mattoso disse dever a Leiria os traços fundamentais da sua personalidade. “Aqui estão as raízes do meu ser”, disse, acrescentando: “A homenagem que a Câmara Municipal de Leiria me presta hoje confirma a minha própria identidade”, acrescentou, confessando-se encantado com o trabalho de restauro efetuado no castelo.
Em outubro d3e 2020, por ocasião dos 85 anos do REGIÃO DE LEIRIA, José Mattoso concedeu uma entrevista ao nosso jornal. Pode relê-la aqui.