O presidente da Câmara de Peniche, o independente Henrique Bertino, vai recandidatar-se ao cargo nas próximas eleições autárquicas.
“Não podia virar as costas à população e também não escondo que estou preocupado com o futuro da minha terra”, justificou o cabeça-de-lista do Grupo Cidadãos Eleitores por Peniche, em declarações à agência Lusa.
Depois de “reorganizar a câmara para ajustá-la aos novos tempos e às novas exigências”, após a descentralização de competências do Estado, o autarca pretende “concretizar um conjunto de obras”, pois “há muito a fazer”, se for reeleito.
As prioridades passam pelo desenvolvimento económico do concelho, porque dele dependem o desenvolvimento social e a melhoria das condições de vida da população, defendeu.
A construção da zona industrial do Vale do Grou, a requalificação das praias, a valorização da ilha das Berlengas e a aposta na habitação, com medidas de apoio ao arrendamento e à requalificação urbana e a construção de novos fogos de habitação social para famílias desfavorecidas são projetos nos quais quer apostar, a pensar nesse desenvolvimento económico.
Além de Henrique Bertino, estão na corrida autárquica à Câmara de Peniche Ângelo Marques (PS), Filipe de Matos Sales (PSD), Clara Abrantes (CDU) e Ricardo Ribeiro (CDS-PP).
Nas anteriores eleições autárquicas, o independente Henrique Bertino (Grupo Cidadãos Eleitores por Peniche) ganhou à CDU a Câmara de Peniche, elegendo três elementos, o PS dois e o PSD outros dois.