Sabe para onde vai o esgoto, depois de carregar no botão do autoclismo? Tem curiosidade em saber como funciona uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR)?
A Câmara de Leiria e a Águas do Centro Litoral (AdCL) disponibilizam-se para explicar como é feito o tratamento da água suja rejeitada no esgoto, “antes da água ser devolvida, em condições ambientalmente corretas, ao rio Lis”, com um Dia Aberto na ETAR das Olhalvas. A iniciativa tem lugar esta sexta-feira de manhã, dia 4, véspera do Dia Mundial do Ambiente, entre as 10 horas e as 14h30, podendo os interessados inscrever-se pelo email visitas.adcl@adp.pt.
Ainda na sexta-feira, a autarquia promove uma performance pedagógica, no Museu de Leiria, para ajudar a interpretar a exposição “Plasticidade – Uma história dos plásticos em Portugal” com atuação das artistas Inesa Markava e Laura Perdomo.
As duas ações integram o programa do Município de Leiria para assinalar a Semana Verde Europeia – #EUGreenWeek, com o objetivo de “contribuir para o debate e sensibilização alargados, tão necessários para a construção de um futuro ambientalmente sustentável, especialmente quando queremos pôr fim à poluição”.
O programa arrancou na segunda-feira, com a ação “Praia Limpa” na Praia do Pedrógão, de onde alunos das Escolas EB1 de Marrazes e Jardim Escola João de Deus recolheram 35 kg de resíduos.
Entretanto hoje, quinta-feira, será publicado online, nas páginas de Facebook do Centro de Interpretação Ambiental (CIA) e da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, um Eco Conto alusivo a este tema, acessível a todos os seguidores, informa a autarquia.
(Correção: O REGIÃO DE LEIRIA indicou erradamente na edição impressa desta semana que a visita à ETAR e a performance no Museu de Leiria aconteceriam no sábado. As duas iniciativas decorrem esta sexta-feira, 4 de junho)