Os acordeões estão de regresso a Alcobaça para mais uma edição da conceiturada Semana Internacional do Acordeão, suspensa em 2020 devido à pandemia.
A 24ª edição surge num formato diferente, sem concursos ou masterclasses, mas com artistas de reconhecido mérito repartidos por quatro concertos: três em Alcobaça e um em Aveiro.
Quarta-feira, 16 de junho, o concerto de abertura é às 19 horas, no Cine-Teatro de Alcobaça, com Tino Costa, Tiago Pirralho, Andreia Rodrigues, Carlos Poeiras, Rui Matos e participação especial do Dies Duo, de Itália. O programa é dedicado à música de cariz popular e ligeira.
Também no teatro de Alcobaça apresentam-se quinta-feira, dia 17, o Bayan Quartet, Pedro Miguel Santos e o Trio Porteño. A partir das 19 horas, ouvem-se obras de Matono, Piazzola, Rossini e outros.
Ainda por Alcobaça, sexta-feira, dia 18, há concerto também às 19 horas com Italian Accordion Trio, Iulian Ciobanu e Duo Russo, em que ao acordeão se junta a balalaika.
Os bilhetes custam 5 euros e a organização é da Associação de Acordeão de Portugal, do município de Alcobaça e da Orquestra Típica e Coral de Alcobaça.
A Semana Internacional termina com concerto dia 19 de junho, às 17 horas, no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro (entrada livre).