O pianista e compositor Daniel Bernardes, de Alcobaça, é um dos músicos que participam na homenagem a Bernardo Sassetti, por ocasião dos cinquentenário do também pianista e compositor, desaparecido em 2012.
A comemoração era suposto acontecer em 2020, mas a pandemia obrigou ao adiamento do programa que termina este sábado, 26 de junho, no Centro de Artes de Belgais, em Castelo Branco.
O espaço tem vital importância no percurso de Sassetti, sublinha-se no site do Centro de Artes de Belgais: foi ali que foram gravados dois dos seus mais importantes discos, “Nocturno”, com Carlos Barretto e Alexandre Frazão, e o duplo a solo “Indigo”.
É precisamente aí, na casa da pianista Maria João Pires, que vão estar este sábado as maiores referências do piano em Portugal, para uma celebração da música de Sassetti.
O programa inclui o lançamento do “Songbook vol. IV”, derradeiro volume do projeto empreendido pela Casa Bernardo Sassetti e a editora mpmp – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, para editar as partituras de Bernardo Sassetti.
E contempla, também, concerto com Maria João Pires, Mário Laginha, Pedro Burmester, João Paulo Esteves da Silva, Filipe Melo, Daniel Bernardes, Filipe Raposo, João Pedro Coelho e Luis Figueiredo, que vão interpretar a solo música de Bernardo Sassetti, e ainda alguns duos.
“Não há palavras para a grandeza do que nos deixou”, diz Daniel Bernardes sobre a obra de Sassetti. “Celebraremos a sua música este sábado em Belgais, será uma noite muito, muito especial”, antecipa o músico de Alcobaça.