Uma missa ‘drive-in’ é celebrada no domingo, 4 de julho, no recinto das tradicionais Festas de São Pedro, em Porto de Mós, espaço com capacidade para 250 viaturas, numa iniciativa que encerra as festividades do Dia do Município, revelou a câmara.
“As pessoas vêm nas viaturas próprias e estacionam no parque, no local onde se faziam as festas de São Pedro, interrompidas desde o ano passado devido à pandemia de covid-19”, disse à agência Lusa o vice-presidente da Câmara de Porto de Mós, Eduardo Amaral.
Segundo o vereador, que tem, entre outros, o pelouro da Cultura da autarquia do distrito de Leiria, os automobilistas “estacionam em várias linhas já pré-definidas, com corredores de circulação”.
“O objetivo é que as pessoas fiquem no carro, para não haver ajuntamentos”, adiantou Eduardo Amaral, referindo que associações e juntas de freguesia do concelho transportarão as respetivas bandeiras para o recinto da missa.
O pároco de Porto de Mós celebra a missa a partir de um palco, onde vai estar também um coro.
“Após a missa, a imagem de São Pedro, padroeiro do concelho, vai em cima de uma viatura e a Banda Recreativa Portomosense num autocarro aberto, e depois uma viatura com o pároco. Seguem-se bombeiros das três corporações do concelho e as autoridades, num cortejo que se desenvolve pelas artérias da vila”, explicou.
No final, o cortejo de viaturas regressa ao recinto das festas de São Pedro para a bênção final.
“É uma forma de as pessoas poderem fazer o seu culto a São Pedro e uma forma de manter viva a esperança e de não perder uma tradição”, declarou Eduardo Amaral.
A missa drive-in (a que se assiste dentro do carro), a que se segue a procissão automóvel pelas ruas da vila de Porto de Mós, começa às 16 horas. É obrigatória confirmação de presença para gap@municipio-portodemos.pt ou pelo número de telefone 244 499 605.
Esta é uma organização do município e Paróquia de Porto de Mós.
Desde 22 de junho e até domingo, a câmara tem realizado diversas iniciativas para evocar o Dia do Município (que se assinalou dia 29), como um seminário, fogo-de-artifício, atribuição dos Prémios D. Duas, tasquinhas (em regime de take-away nas associações aderentes) ou uma festa da magia, entre outras atividades.