Com as eleições marcadas para 26 de setembro, o PSD Batalha quer saber se Raul Castro, que já presidiu àquele município e agora se recandidata pelo movimento “Batalha é de Todos”, vai cumprir o mandato como vereador, no caso de ser eleito.
Em nota enviada às redações, o presidente da concelhia da Batalha, André Loureiro, “considera essencial para o esclarecimento dos cidadãos e transparência do processo eleitoral que o candidato e atual deputado socialista Raul Castro, com mandato na Assembleia da República até outubro de 2023, esclareça, de uma vez por todas, se no caso de ser eleito para a futura vereação vai ou não exercer o respetivo mandato autárquico”.
Para o PSD Batalha “importa que os batalhenses conheçam efetivamente quais são as opções programáticas e os protagonistas que estão de facto disponíveis para trabalhar em prol do desenvolvimento local”. Esta necessidade decorre, no entender da concelhia, “depois da divulgada desistência do candidato à assembleia municipal António Lucas da lista de ‘independentes’ patrocinada pelo Partido Socialista, bem assim de outras recusas de candidatos anunciados na imprensa”.
Na mesma nota enviada à imprensa, o PSD Batalha apresenta Júlio Órfão como mandatário das candidaturas dos sociais-democratas aos órgãos autárquicos do concelho.
Citado no documento, o ex-diretor do Mosteiro da Batalha, natural de São Mamede, refere que os resultados dos dois mandatos do candidato Paulo Batista dos Santos estão à vista de todos e falam por si. No que diz respeito à educação, à cultura, aos apoios sociais, associativos e desportivos, bem como ao desenvolvimento económico, sublinha que os resultados foram “conseguidos num contexto difícil em que, mesmo com as múltiplas e assertivas respostas dadas aos problemas gerados pela pandemia, foi possível praticar uma gestão sensata e criteriosa o que, inclusive, possibilitou a redução da dívida da autarquia”.
No passado dia 25 de junho, a candidatura do PSD liderada por Paulo Batista Santos apresentou os elementos da equipa concorrente à Câmara.