A nova Biblioteca Municipal de Óbidos chama-se Casa José Saramago e inaugura a 8 de julho, revelando um novo projeto cultural e educativo, anunciou hoje o município.
Pensado “a pensar nas pessoas e nas suas histórias”, o novo espaço valoriza “o compromisso com a democratização do acesso à informação e ao conhecimento”, frisa a Câmara de Óbidos em comunicado, onde se sublinha a aposta na “promoção de experiências de partilha, participação, colaboração e cocriação”.
A programação explora quatro eixos – som, palavra, imagem e objeto – para “possibilitar uma troca direta de conhecimentos e experiências, saberes e fazeres entre todas as gerações”, procurando uma relação direta com a comunicade.
A autarquia acrescenta que no edifício, localizado no centro da vila, ser vai começar a construir “a primeira Sala da Memória de Óbidos, um espaço que irá contar a várias vozes e em vários formatos, alguma da história deste território”.
A Casa José Saramago – Biblioteca Municipal de Óbidos funcionará entre as 10 às 18 horas, de segunda a sexta, com uma lotação máxima de 25 pessoas, devido às restrições relacionadas com a pandemia.