Rodrigo Leão vai apresentar o mais recente álbum, “O Método”, no Complexo Monumental de Santiago da Guarda, em Ansião, no próximo dia 24, pelas 21h30.
O concerto surge integrado na apresentação pública do projeto Territórios de Pedra e inclui o espetáculo da companhia Deabru Beltzak com “Su A Feu”, uma produção que remete para a valorização da calcetaria e cantaria.
As entradas são livres, mas é necessário reservar bilhete através do 236 670 203 (extensão 206).
No evento, serão anunciados os oito artistas plásticos vencedores do concurso internacional de escultura lançado em abril, para a concretização de peças ao vivo nos municípios de Pombal, Ansião e Figueiró dos Vinhos. As intervenções arrancam no mesmo dia, indica a organização no programa.
As atividades desenvolvidas pelo Territórios de Pedra prolongam-se até ao próximo ano.
Para setembro, está prevista a realização de um percurso artístico de recriação do dia de trabalho de um calceteiro ou canteiro, orientado pela multi-instrumentista e compositora Ana Bento. Neste percurso, desenvolvido nos três municípios da região, a comunidade também estará envolvida.
Depois, em novembro, terá lugar a instalação sonora “O cantar da pedra”, pela associação cultural Binaural Nodar, “a partir dos sons tradicionais do trabalho com a pedra”, que possam “eternizar as profissões da pedra e o contexto identitário do território”, lê-se no programa.
Esta instalação resulta das residências artísticas de Luís Costa e Mónica Garcia e estará em exposição itinerante pelos três concelhos do distrito que integram o projeto Territórios de Pedra.
Em maio de 2022, haverá nova criação comunitária, desta vez dinamizada pela estrutura artística PELE, do Porto. O objetivo é “envolver as novas gerações nos saberes e mestres tradicionais”, valorizando a “memória e identidade das profissões de pedra”, segundo a organização.