Dedicada ao tema “Jovens e Patrimónios”, a edição deste ano da Bienal Ibérica de Património Cultural acontece em Leiria e, para apoiar o evento, a organização está à procura de jovens voluntários.
Ter disponibilidade para ajudar nos quatro dias da conferência, entre 14 e 17 de outubro, e possuir mais de 18 anos são os requisitos principais para participar. As inscrições já estão abertas e o processo é simples: basta ler o regulamento e preencher um formulário.
Assistência de produção, promoção do evento, acolhimento ao visitante, apoio nos “coffee-breaks”, tarefas logísticas e apoio às atividades de educação patrimonial são as funções que os voluntários são convidados a realizar.
Segundo o Município de Leiria, trata-se de uma oportunidade para o voluntário participar em ações de divulgação do património local, para “aprendizagem” e desenvolvimento de “competências comunicacionais” e de “contacto direto com os agentes culturais”.
Além da componente de crescimento pessoal, os voluntários recebem um certificado de participação no final do evento.
A AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural é uma iniciativa referência no setor do Património Cultural, que conta com a realização de várias atividades dedicadas ao tema, juntando profissionais e instituições desta área e chamando várias famílias para participar nos projetos.
Este ano, o evento é realizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e acontece em formato híbrido com programação online a decorrer até outubro, mês em que ocorre a conferência em Leiria.
(Notícia corrigida com indicação correta da entidade organizadora do evento, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria)