O empresário Rui Fernandes é o cabeça-de-lista do Chega à Câmara Municipal de Alvaiázere nas eleições autárquicas, tendo como uma das prioridades o combate à desertificação no concelho.
À Lusa, Rui Fernandes, de 29 anos, a residir em Leiria e um dos vice-presidentes da Comissão Política Distrital do Chega, explicou que decidiu aceitar o desafio, naquela que é sua primeira experiência político-partidária.
“Foi um pedido da distrital e um desafio, tanto para mim, como para a minha equipa”, declarou o candidato.
Reconhecendo estar “um pouco cansado do que tem sido a política” no país, o cabeça-de-lista justificou ainda a candidatura desta forma: “Não me revia, nem de longe nem de perto, nesta política. Mas está a chegar a um ponto em que é preciso a mudança”.

O militante fundador do Chega apontou como um dos grandes objetivos da candidatura o combate à desertificação do concelho.
Segundo os resultados preliminares dos Censos 2021, do Instituto Nacional de Estatística, Alvaiázere foi o segundo concelho do distrito de Leiria que mais perdeu população em termos percentuais (-14,5%) depois do de Castanheira de Pera (-17%).
Defendendo a necessidade de dar incentivos para a captação de empresas de forma a fixar jovens, Rui Fernandes apontou, ainda, a necessidade de melhorar as comunicações em Alvaiázere.
“Por exemplo, em determinadas zonas do concelho a cobertura ao nível das comunicações é péssima. Uma empresa que queira trabalhar no concelho tem o problema da rede das comunicações, que é um bem essencial”, referiu o cabeça de lista, adiantando que a Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN) é outro dos assuntos a dar prioridade.
Para Rui Fernandes, a vitória em 26 de setembro, data das eleições, “é ganhar a câmara e governar, e mudar o sistema da tradição político-partidária partidária” em Alvaiázere.
Nas últimas eleições autárquicas, em 2017, o PSD manteve a liderança do município, ao conquistar três de cinco mandatos. O PS alcançou os restantes dois.
Além de Rui Fernandes, são também candidatos à Câmara Municipal de Alvaiázere João Guerreiro (PSD), o independente Carlos Simões (PS), Pedro Alves (CDU) e António Cardo, que lidera um movimento de cidadãos independentes.