O professor universitário Carlos André foi eleito presidente da Associação Internacional de Lusitanistas para o triénio 2021-2024.
A eleição aconteceu no 13º congresso da AIL, realizado em Roma, entre 26 e 30 de julho e a tomada de posse aconteceu logo após o anúncio formal.
Além do professor natural da região que, entre outras funções, foi também governador civil de Leiria, integram a direção da AIL elementos de várias instituições universitárias, como a Universidade de Coimbra, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Estadual de Londrina, ambas no Brasil, e Universidade de Milão, em Itália.
Carlos André candidatou-se com base na dupla ligação que mantém com a Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico de Macau.
A AIL tem dimensão mundial e é responsável pela Plataforma 9, o Portal Cultural do Mundo de Língua Portuguesa. Foi fundada em Poitiers, França, em 1984.
Tem por fim “fomentar os estudos de língua, literatura e cultura dos países de língua portuguesa, organizar congressos e publicar as atas, preparar e publicar a revista Veredas, colaborar com instituições nacionais e internacionais”.