A partir de quinta-feira, 26 de agosto, vão ser colocadas guias sonoras ao longo de cerca de 70 km do Itinerário Complementar 8 (IC8), no distrito de Leiria, anunciou a Infraestruturas de Portugal.
A intervenção tem uma duração prevista de 30 dias e acontece no troço entre o quilómetro 25 e o 93, que serve os concelhos de Pombal, Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.
A empreitada será executada de forma progressiva, o que obrigará a condicionar o trânsito na zona que estiver a ser intervencionada.
A Infraestruturas de Portugal explica, em comunicado, que “a colocação destes dispositivos tem como objetivo o reforço das condições de segurança rodoviária no IC8”.
As guias sonoras são, de acordo com a empresa, saliências colocadas no alcatrão, junto com as marcações rodoviárias localizadas nas bermas, que “provocam ruído e vibrações sempre que um veículo as pise ou atravesse”, alertando os condutores.
As intervenções com vista a reforçar esta via no norte do distrito de Leiria são reclamadas há vários anos, dado o elevado número de sinistros, alguns deles com vítimas mortais que acontecem no traçado.
Ainda esta manhã, uma colisão entre um veículo ligeiro e um pesado nesta estrada, na zona de Figueiró dos Vinhos, provocou uma vítima mortal e dois feridos ligeiros.