A participação portuguesa nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 iniciou-se na madrugada de hoje, 25 de agosto, no Centro Aquático de Tóquio, com a participação de David Grachat.
O nadador de 32 anos, com ligações familiares à região, que se sagrou vice-campeão do mundo em 2017, nadou os 400 metros livres S9, na segunda eliminatória da especialidade, e terminou a classificação geral no 10.º lugar com a marca de 4m27ss96cs.
Ele foi o primeiro de 33 atletas portugueses em oito modalidades a entrar em ação nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020.
David Grachat, que soma no Japão a sua quarta participação em Jogos Paralímpicos, não conseguiu com este resultado o apuramento para a final da prova.
Da região há mais dois atletas em competição nos Jogos. Ana Sofia Costa, da Maceira, que vai estrear-se, competindo como individual e em pares (com Celina Lourenço) BC3 no boccia, e Odete Fiúza, que vai correr a maratona, na categoria T11, com os parceiros António Sousa e Vera Nunes, no dia 5 de setembro, às 6h30 (22h30 de dia 4 de setembro, em Portugal).
A atleta Beatriz Monteiro, uma das porta-estandarte de Portugal na cerimónia de abertura, vai competir em badminton. A jovem de 15 anos estuda na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, em Caldas da Rainha, através da vertente de Unidade de Apoio ao Alto Rendimento.