“Do moinho ao castelo – Maquetas artesanais” revela na Galeria Manuel Artur Santos, no Mercado de Santana, em Leiria, o trabalho do etnógrafo Diamantino Gordo.
A exposição inaugura domingo, 5 de setembro, às 15h30, e mostra pela primeira vez as construções que o autor tem criado nos últimos anos.
Ao todo são apresentadas duas dezenas de peças, oito delas de maior dimensão, relativas a monumentos e edifícios, e também várias miniaturas de alfaias e objetos relacionados com o mundo rural.
O trabalho de Diamantino Gordo, fundador e ensaiador do Rancho de São Guilherme e um dos impulsionadores da Casa-Museu da Magueigia, reflete o gosto que tem pela tradição, história e património, “especialmente os da minha aldeia e da minha freguesia”, explica.
Entre as representações que vão estar na Galeria Manuel Artur Santos contam-se maquetas da Igreja Paroquial de Santa Catarina da Serra e do coreto da freguesia, que em tempos foi o de Leiria. Em destaque está também um moinho de vento e o Castelo de Leiria.
A exposição “Do moinho ao castelo – Maquetas artesanais” estará patente durante duas semanas.