A atleta leiriense Odete Fiúza terminou a maratona dos Jogos Paralímpicos Tóquio2020 em 6º lugar na classe T12 e conquistou mais um diploma para Portugal. A maratonista correu os 42 Km da prova em 3h20m45s, com os guias António Sousa e Vera Nunes.
Segundo a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), a atleta do Maratona Clube de Portugal, treinada por João Campos, “alcançou um surpreendente sexto lugar, com a marca de 3h20m45s, a sua melhor nesta temporada”, numa prova que decorreu em “condições climatéricas difíceis, com cenário de chuva”.
“A atleta, que teve como guias o técnico nacional de meio fundo, António Sousa e a atleta por si treinada, Vera Nunes, fez boa parte da prova na quinta posição, tendo sido ultrapassada, após os 35 km de prova, pela japonesa Yumiko Fujii”, refere ainda a FPA na sua página oficial.
“Os Jogos Paralímpicos são sempre um evento muito especial, estou muito satisfeita com este resultado e este diploma. O último ano de preparação foi complexo mas felizmente superámos as dificuldades e cheguei aqui no meu melhor nível. Foi um privilégio e uma emoção muito grande correr nas ruas de Tóquio e sentir o apoio das pessoas”, referiu à Lusa Odete Fiúza, que somou em Tóquio a sétima participação paralímpica.
O português Manuel Mendes, que se classificou em 8º lugar na classe T46 na última prova de Tóquio2020 com o tempo de 2h45m11s, também foi distinguido com um diploma.
Portugal sai dos Jogos Paralímpicos Tóquio2020 com duas medalhas de bronze conquistadas por Miguel Monteiro no lançamento do peso T20 e Norberto Mourão nos 200m VL2 de canoagem, 23 diplomas e oito recordes nacionais.
A missão portuguesa parte amanhã para Portugal e tem chegada prevista ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, no dia 7 de setembro às 15h25 horas locais no voo TK1759 proveniente de Istambul.
Com Lusa