D. Afonso está de volta à Vila Medieval de Ourém, onde deixou um património que reflete com exotismo o seu gosto e cultura. O 5º Conde de Ourém inspira a produção teatral que junta os grupos “O Nariz” e Grupo Apollo em três reposições nestes dias 10, 11 de 12 de setembro, em registo itinerante por espaços da vila e com duas novidades: a participação dos músicos da Porta da Traição e dos arqueiros Vícios do Campo.
Com texto de Luís Mourão, “D. Afonso, Conde de Ourém, Príncipe de Portugal” recria um momento único: a partida de D. Afonso para Lisboa, em janeiro de 1436, para representar o rei D. Duarte como embaixador no Concílio de Basileia.
O espetáculo reparte-se pelo Castelo, a Fonte e a Igreja, contando os momentos que antecedem a partida e o cuidado prestado para que tudo em Ourém fique em ordem, percebendo-se, ao longo da ação, a personalidade e sonhos do conde, mas também entusiasmos e preocupações do povo, bem como a origem da estátua jazente de D. Afonso.
O espetáculo “D. Afonso, Conde de Ourém, Príncipe de Portugal” começa às 18h30 nos três dias, é para maiores de 12 anos e os bilhetes podem ser reservados pelo telefone 916 591 231 ou e-mail tmo@cm-ourem.pt.