O que se vestia na região da Alta Estremadura há um século, tanto na serra, nos campos e junto ao mar? A partir de domingo, dia 24, é possível descobrir a moda dos finais do século XIX e inícios do século XX na Mostra do Traje de Leiria, exposição organizada na Galeria Manuel Artur Santos pelo Agromuseu D. Julinha e município de Leiria, com colaboração de 18 grupos de folclore do concelho.
A acompanhar os trajes serão também exibidos utensílios utilizados no dia a dia da população rural desse tempo.
Participam na exposição os ranchos da Região de Leiria, “As Tecedeiras” (Bidoeira de Cima), Barreira, Costa, Maceira, São Guilherme, Freixial, GAU Bajouca, Soutos, Souto da Carpalhosa, Flores da Primavera (Ortigosa), Flores do Perde Pinho (Coimbrão), Juventude Amiga de Conqueiros (Souto da Carpalhosa), Roda Viva (Telheiro, Maceira), Rosas da Alegria (Sismaria, Monte Redondo), Rosas do Lis (Carreira), Vale do Lis (Barreiros, Amor) e da Boa Vista.
A inauguração acontece às 15h30 de domingo, ficando a exposição patente na galeria do Mercado de Santana até 14 de novembro. Haverá momentos de exibição de folclore no dia da inauguração e também nos fins de semana seguintes. A entrada é livre.
Mostra recorda em Leiria o que se vestia na região há cem anos
Dezoito ranchos do concelho participam na exposição organizada pelo município e pelo Agromuseu, que fica patente até meados de novembro na galeria do Mercado de Santana.