As escadas de acesso ao Forno de Orca, na Nazaré, foram demolidas por representarem perigo para a segurança dos utilizadores.
O município da Nazaré executou, na quarta-feira, “a determinação definida entre esta entidade, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Capitania do Porto da Nazaré, que visa a supressão de risco, demolindo uma escada em risco de ruína, localizada junto ao algar conhecido como Forno de Orca, na Praia do Norte”, refere o vereador Orlando Rodrigues, citado numa nota de imprensa.
Segundo a autarquia, esta é a primeira de várias ações que “visam limitar o risco de acidente em arribas na envolvente do Forte S. Miguel Arcanjo e Praia do Norte”.
Na reunião do executivo de segunda-feira, Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, adiantou que a medida, solicitada pela APA, pretendeu resolver um “problema antigo”..
“Como se trata de uma situação de alguma gravidade, para não dizer muita gravidade, a demolição está a ser feita e está a ser estudado um novo acesso à Praia do Norte do lado do farol”, avançou.
Apesar de estarem interditadas devido aos adiantado estado de degradação, as escada continuavam a ser utilizadas.