Um ato “sui generis” e “improvável” é assim que o presidente da Junta de Freguesia de Parceiros e Azoia, no concelho de Leiria, descreve o furto de um tanque para lavagem de roupa do lavadouro de Pernelhas.
Ao mesmo tempo que lamenta o sucedido, a autarquia não esconde a sua surpresa pelo furto que se estendeu a um caixilho em ferro com painel acrílico num espaço que foi recentemente requalificado.
Segundo José Carlos Matias, os assaltantes desaparafusaram o painel e retiraram o tanque sem deixar “um arranhão na parede”.
O autarca, que estima em mais de 200 quilos o peso do tanque em betão, admite que terá sido necessário recorrer a uma grua para conseguir carregá-lo.
Em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA, adianta que o tanque, um dos seis que compunham o lavadouro, terá mais de 20 anos. Não sendo muito comum, por ser duplo, não arrisca atribuir-lhe um valor, informação que pretende contudo confirmar de modo a formalizar a respetiva participação às forças policiais.
Quanto à eventual substituição dos materiais furtados, José Carlos Matias afasta a compra de novo tanque, tendo em conta a reduzida utilização do lavadouro. Ainda assim, há quem ainda recorra aos tanques para lavagens, pelo que será reposto o painel de acrílico, colocado no âmbito de uma recente requalificação do espaço, que incluiu a substituição do telhado e pintura.
Na publicação partilhada na sua página do Facebook, a Junta apela a que sejam reportadas às entidades competentes estas ocorrências ou outras de idêntica natureza.