A conquista de prémios internacionais de fotografia começa a ser um hábito para João Rodrigues, fotojornalista, cineasta e biólogo marinho que tem ligações familiares a Leiria, onde viveu na infância e adolescência.
Depois dos dois prémios atribuídos a uma fotografia subaquática captada no polje de Minde, a estrela é agora uma imagem tirada ao largo da costa de Olhão, no Algarve.
A fotografia, também subaquática, de um carapau e uma alforreca ganhou o prémio “Highly Commended”, na categoria Mundo Subaquático, no concurso alemão “European Wildlife Photographer of the Year“.
Foi o próprio João Rodrigues que anunciou a conquista, através de uma publicação na sua página de Facebook, onde afirma que esta foi uma “aventura inesquecível”.
Captada ao serviço da revista National Geographic Portugal, na fotografia é possível “observar um carapau juvenil (Trachurus trachurus) a nadar sincronizado com uma alforreca, refugiando-se no seu interior durante a minha aproximação”.
A viver no Algarve desde 2007, João Rodrigues trabalha na luta pela conservação das espécies marinhas em risco de extinção.
No final do ano passado, o documentário “Cavalos de Guerra”, esteve no International Environmental Film Festival of Patagonia, na Argentina, e no San Pedro International Film Festival, na Califórnia (EUA).