Ansião tem uma nova Loja do Cidadão, situada na antiga escola primária da vila que foi totalmente requalificada num investimento da Câmara Municipal de Ansião e da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).
O presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, destacou o investimento da autarquia na melhoria dos serviços prestados aos munícipes e na reabilitação de um edifício de relevo para o património de Ansião.
De acordo com o autarca, a requalificação total do edifício que dispõe de dois pisos rondou 800 mil euros. A intervenção no primeiro piso, onde foi instalada a Loja do Cidadão, perfez o valor de 550 mil euros, com uma comparticipação do estado no valor de 300 mil euros. O segundo piso foi reaproveitado para acolher alguns serviços do Município.
Em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA, António José Domingues reforçou a importância deste novo espaço para os ansianenses. “Representa um grande benefício para a população em termos de acessibilidade e proximidade porque concentra um conjunto de serviços no mesmo edifício”, afirmou.
Ao RL, António José Domingues destacou ainda a localização do novo edifício, que “dá vida ao centro urbano”. “Se tirarmos os serviços do centro urbano, este ‘morre’ e esse foi também um dos nossos objetivos, trazer as pessoas para o centro da vila e dinamizar o comércio local que está à volta”, referiu. A requalificação da antiga escola primária, “quase centenária”, também era uma prioridade para o Município. “Entendemos que esta era a oportunidade para requalificar esta escola que estava a necessitar”, acrescentou.
A inauguração do novo espaço decorreu esta terça-feira, 30 de novembro, numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, da secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, bem como de vários representantes da Agência para a Modernização Administrativa, da Autoridade Tributária e do Instituto da Segurança Social.
Durante a cerimónia, Alexandra Leitão enalteceu a visão da autarquia na escolha de um espaço “nobre e emblemático” para a instalação desta Loja do Cidadão, contribuindo, desta forma, “para a modernização e descentralização dos serviços do Estado, em harmonia com os locais, organizados de forma a possibilitar uma melhor e mais acessível resposta às necessidades dos munícipes”.
As novas instalações encontram-se em funcionamento desde o dia 13 de setembro e dispõem de vários serviços como o Espaço do Cidadão, o Serviço de Segurança Social, a Autoridade Tributária, o BUPI (Balcão Único do Prédio) e a APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior.