“Palco em Casa”, da Sociedade Artística Musical dos Pousos, em Leiria, conta-se entre os três projetos vencedores da quarta edição do concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
“Hospital amigo dos + velhos”, promovido pelo Hospital Arcebispo João Crisóstomo, de Cantanhede e “Walk-ID”, apresentado pela Universidade de Aveiro, completam o lote dos vencedores, hoje revelado durante a oitava edição do 8º Congresso do Envelhecimento Ativo e Saudável, em Coimbra.
O concurso tem como objetivo “aumentar a divulgação e o reconhecimento de projetos e iniciativas que promovem o envelhecimento ativo e saudável na região Centro” e para Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, “tendo em conta o desafio demográfico da região Centro, que apresenta uma população bastante envelhecida, torna-se premente promover e potenciar políticas para um envelhecimento cada vez mais saudável e ativo”.
Esta edição do concurso contou com 145 candidaturas, que envolvem 123 entidades, “números que muito nos orgulham e que são um estímulo ao desenvolvimento de novos projetos e parcerias e ao aparecimento de novas formas de promoção do envelhecimento ativo e saudável”, reforça.
“É, para nós, fundamental disseminar o conhecimento obtido com as candidaturas a concurso, para que estas práticas e projetos possam ser replicados em toda a região”, comenta ainda Isabel Damasceno.
De Leiria, o projeto “Palco em Casa”, um dos vencedores, apresenta-se como pretendendo “oferecer uma programação de Concertos de Bolso, ou mini espetáculos de teatro musical, a pessoas idosas, sem meios para assistir a uma programação cultural por razões económicas, sociais, geográficas ou culturais, em territórios mais afastados dos meios urbanos”.