Pombal tem a partir de agora uma “Jovem Autarca”. A eleição decorreu no dia 9 na primeira edição do programa promovido pelo município.
Sara Gaspar é natural de Carnide e estuda no 11º ano de Ciências e Tecnologia, no Colégio João de Barros, nas Meirinhas. A jovem de 16 anos foi eleita com 540 votos, num universo total de 3.383 eleitores, tendo votado 1.711.
Em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA, Sara Gaspar revela que quer “envolver mais os jovens nas atividades do concelho, estimulando o convívio e a cultura” e propõe para o seu mandato a organização de eventos municipais e intermunicipais, de uma semana cultural e de um prémio literário.
Raquel Marques, do Agrupamento de Escolas da Guia, e Margarida Ribeiro, do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, alcançaram o lugar de “Jovens Vereadoras”. Os restantes oito candidatos – Júlia Vieira, Dinis Marques, Sofia Gonçalves, Francisco Mota, Joana Pedrosa, Maria João Lopes, Raquel Pereira e José Cavalheiro – formarão a Assembleia de Jovens Autarcas.
Segundo a autarquia, o programa Jovem Autarca “pretende motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania ativa e responsável, valorizando a sua participação informada na defesa dos seus direitos e na assunção dos seus deveres enquanto cidadãos”.
As eleições foram disputadas por 11 candidatos, alunos dos três agrupamentos de escolas (Guia, Gualdim Pais e Pombal), e do Colégio João de Barros.
A tomada de posse da nova equipa deverá decorrer ainda este mês, tendo o mandato uma duração de um ano, adianta o município.
Com redação