Três espadartes, com um total de 87 quilos, foram apreendidos pela Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da Nazaré, no Porto de Abrigo, por terem sido capturados ilegalmente.
A apreensão decorreu na quarta-feira, 15 de dezembro, no âmbito de uma ação de fiscalização e controlo à comercialização de pescado fresco.
Segundo comunicado da GNR, o peixe, cuja captura está interdita pelo facto da “quota de pesca permitida estar esgotada”, foi encontrado quando militares da UCC fiscalizaram uma embarcação no Porto de Abrigo.
O mestre da embarcação, de 52 anos, foi identificado no decorrer da operação, tendo sido elaborado o auto de contraordenação, cuja coima pode ascender ao valor de 37.500 euros, adianta a GNR.
Quanto ao destino a dar ao pescado apreendido, será entregue a várias instituições de solidariedade social, depois de submetido ao necessário controlo higiossanitário.
A GNR alerta na mesma nota que “o respeito das medidas mínimas de captura” constitui “uma medida de gestão sustentável do pescado”, sendo objetivo “melhorar a rentabilidade potencial do recurso”.