Três grutas e um arquipélago são, para já, os “sobreviventes” do distrito de Leiria na eleição das Sete Maravilhas Naturais de Portugal.
A organização deu ontem a conhecer o resultado da escolha de um painel de especialistas que determinou quais as 77 pré-finalistas. Foram escolhidos 11 locais em cada uma das 7 categorias a concurso.
O distrito de Leiria mantém em competição as Grutas de Mira de Aire e as Grutas de Alvados (concelho de Porto de Mós), as Grutas da Moeda (concelho da Batalha) e o Arquipélago das Berlengas (concelho de Peniche).
Um grupo de 21 personalidades irá agora eleger as 21 candidaturas finalistas, a divulgar já no próximo dia 7 de Março. Nesta lista de 21 Maravilhas finalistas terá que estar presente, no mínimo, um finalista de cada uma das sete regiões do país: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira. A entidade organizadora pretende, assim, assegurar a representatividade geográfica do país.
A votação pública decorre entre 7 de Março até 7 de Setembro 2010, ocasião em que serão anunciadas as 7 Maravilhas Naturais de Portugal.