São perto de 50 os bombeiros destacados para combater o incêndio que deflagrou esta tarde na zona da Curvachia e Famalicão, ex-freguesia das Cortes, concelho de Leiria.
Segundo os dados do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, estavam no terreno, às 19h15, 47 elementos das quatro corporações do concelho, entre sapadores e voluntários, apoiados por 18 veículos.
O fogo deflagrou cerca das 17 horas em detritos inicialmente considerados confinados, numa unidade fabril desativada, que se apurou ser um antigo aviário. O CDOS alterou entretanto a classificação da ocorrência para “detritos não confinados” dada a dimensão do amontoado de resíduos.
Segundo José Rito, comandante dos Sapadores de Leiria, o incêndio estava contudo circunscrito à unidade, não pondo habitações em perigo.
Uma nuvem de fumo negro avistada de vários pontos da cidade de Leiria alertou a população, devendo-se a intensidade e a cor do fumo ao tipo de detritos e lixos queimados, entre os quais madeira, plásticos e entulhos, explicou o responsável ao REGIÃO DE LEIRIA.
Emília Silva disse:
O Covid-19 é uma Doença Respiratória , mandam -nos tomar vacinas mas não protegem o ambiente. Este fogo é certamente muito prejudicial , o fumo preto que esteve na atmosfera foi uma vergonha, começou perto da noite para não ser detetado. Existem regras que foram desrespeitadas ! Será que vão ficar impunes ? Ou vão receber a punição adequada ???