As obras de requalificação da rua D. José Alves Correia da Silva (estrada principal da Cruz da Areia), em Leiria, arrancam esta segunda-feira, 3 de janeiro, no troço entre o quartel do Regimento de Artilharia Nº 4 (rua Jaime Cabral Azevedo) e o viaduto da A8. Os trabalhos deverão durar quase um ano.
A primeira fase do projeto foi adjudicada em junho passado à empresa Matos & Neves, por cerca de 974 mil euros, menos 370 mil euros do que o preço base fixado no concurso.
A intervenção, que abrange cerca de 600 metros, divide-se em três subfases: a primeira entre as ruas Jaime Cabral Azevedo e Poeta José Marques da Cruz com duração prevista de quatro meses, a segunda entre esta rua e a de São João (cinco meses), e a terceira até ao viaduto da A8 (dois meses).
A empreitada prevê o alargamento dos passeios, reordenamento do espaço público e do estacionamento, remodelação das infraestruturas subterrâneas (água, esgotos domésticos e pluviais, gás, rede elétrica e telecomunicações), passadeiras desniveladas e de cor contrastante com pavimento tátil no passeio, sinalização LED e sensor de peões, substituição da rede de iluminação pública, plantação de cinco olaias e instalação de uma ilha ecológica, além da pavimentação da via em betão betuminoso.
No decorrer da primeira subfase, que arranca esta segunda-feira, o trânsito ficará cortado no troço entre as ruas Lino António e Poeta José Marques da Cruz, sendo a circulação alternativa feita por estas duas ruas em ambos os sentidos.
A requalificação total da rua D. José Alves Correia da Silva abrangerá uma extensão aproximada de 1,2 quilómetros, com reformulação do desenho urbano e construção de uma rotunda.