O Município da Marinha Grande vai distribuir 300 armadilhas para apanhar vespa asiática, entre fevereiro e abril, “com especial incidência nos locais do concelho envolventes àqueles onde já foram detetados ninhos” da espécie.
A autarquia adiantou em comunicado, na segunda-feira, dia 10, que “no ano de 2021 foram intervencionados 188 ninhos de vespa asiática (também identificada por vespa velutina) no concelho”.
Os cidadãos que identificarem um ninho devem contactar a Câmara da Marinha Grande (244573300) ou as respetivas juntas de freguesia. Podem também utilizar a plataforma eletrónica SOS Vespa (www.sosvespa.pt) ou contactar a linha SOS Ambiente (808200520).
Após a comunicação à câmara municipal da existência de um ninho, “no prazo máximo de 24 horas, uma empresa especializada contratada pela autarquia desloca-se ao local e efetua uma intervenção, através da aplicação de um inseticida, juntamente com atrativos para a vespa asiática. Trata-se de um método ecologicamente recomendável e eficaz para a destruição dos ninhos”, explica o comunicado.
Podem ser obtidas mais informações em http://stopvespa.icnf.pt/ ou em www.icnf.pt.