O Sporting vai discutir o título de campeão de inverno no próximo sábado, frente ao Benfica, depois de esta noite ter vencido o Santa Clara, na segunda meia final da prova.
O encontro inédito entre o Sporting e o Santa Clara na taça da Liga trazia ainda na memória a vitória dos açorianos, no início do mês para a Liga, mas o Sporting foi superior em praticamente todos os momentos do encontro desta noite, no estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
Com algumas alterações no onze inicial, o Sporting dominou e empurrou o Santa Clara para o seu meio campo, mas apesar de trocar bem a bola, no momento de ser eficaz surgiram várias dificuldades e alguma ineficácia.
Melhor pontaria teve o Santa Clara, que foi quem abriu o marcador. Com apenas três remates à baliza no primeiro tempo, sempre de bola parada, na segunda oportunidade, de livre, Lincoln rematou para o fundo da baliza, deixando Adán sem reação.
O empate chegou por autogolo de Mikel Villanuela, quando num cruzamento de Nuno Santos, não apareceu ninguém do Sporting. O defesa procurou antecipar-se e tirar a bola da grande área mas acabou por marcar na própria baliza. O lance foi muito semelhante ao primeiro lance de perigo do Sporting, aos 16 minutos, quando Ricardinho e depois o defesa venezuelano foram eficazes a anular o perigo.
Após o intervalo, o Sporting voltou a impor o seu domínio e chegou à vantagem aos 65, na sequência de uma grande penalidade convertida por Sarabia, num lance que castigou Rui Costa com vermelho direto, depois de ter feito um corte de bola com a mão, na pequena área.
O jogo esteve parado mais de cinco minutos para a equipa de arbitragem analisar o lance e depois validar a decisão da grande penalidade pelo VAR.
Com um jogador a menos, o Santa Clara fechou-se no seu meio campo e o jogo do campeão da Taça da Liga em título também perdeu qualidade. Já com Paulinho em campo, os leões podiam ter aumentado a vantagem, mas o avançado, de forma inacreditável, isolado, sem oposição e com a baliza praticamente deserta, atirou ao lado.
Com a vitória por 2-1, o Sporting apurou-se para a final e vai tentar vencer a Allianz Cup pela quarta vez – conquistou três títulos nas quatro últimas edições –, frente ao Benfica, recordista de triunfos, com sete, na sua sexta final, contra oito dos encarnados.
O jogo é no próximo sábado, dia 29, a partir das 19h45, no estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, e vai ser arbitrado por Manuel Mota, da Associação de Futebol de Braga.