É natural de Fátima o jovem de 18 anos hoje detido pela Polícia Judiciária. A PJ adianta ter impedido assim uma “ação terrorista” e ter apreendido várias armas proibidas.
De acordo com o jornal Público, o jovem será natural da zona de Fátima, residindo nos Olivais.
De acordo com a CNN/Portugal, o jovem será mesmo da Batalha.
Através da Unidade Nacional Contraterrorismo (UNCT), a PJ encetou hoje a operação, cumprindo mandados de busca domiciliária.
“Face à gravidade das suspeitas, foi atribuída a máxima prioridade à investigação, a qual permitiria, no dia hoje, às primeiras horas do dia, interromper a atividade criminosa em curso”, refere a mesma nota.
Segundo a PJ, foram apreendidos “vastos elementos de prova, que confirmariam as suspeitas iniciais”.
Além de armas proibidas foram apreendidos outros artigos, “suscetíveis de serem usados na prática de crimes violentos” e vasta documentação, “além um plano escrito com os detalhes da ação criminal a desencadear”.
O arguido, detido em flagrante pela posse das armas, está também indiciado pela prática do crime de terrorismo. Será na sexta-feira presente a primeiro interrogatório judicial.
Fonte ligada ao processo disse à agência Lusa que o alerta para o atentado terrorista foi dado pelo FBI, unidade de polícia do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
Nota: notícia atualizada às 20h59 com a indicação suplementar de que o jovem será natural da Batalha.