A circulação na Autoestrada 8 (A8) foi retomada de forma condicionada nos dois sentidos, em duas das três vias da faixa de rodagem, no sentido sul-norte, disse hoje à agência Lusa o presidente da Autoestradas do Atlântico.
José Braga afirmou que a circulação está a decorrer “com toda a segurança” e reafirmou não ser ainda possível indicar quando vão reabrir as duas faixas de rodagem.
A A8 foi cortada ao trânsito na terça feira, entre os nós de Alfeizerão e Tornada, no sentido norte-sul, devido ao abatimento do pavimento, num troço de 50 metros, ao quilómetro 92,6.
A concessionária está já a investigar as causas do abatimento do terreno e José Braga rejeitou que uma situação semelhante possa ocorrer noutros troços da A8.
“Esta zona estava sob observação atenta” e “estas coisas não acontecem sem o nosso conhecimento”, frisou José Braga, adiantando que o local onde ocorreu o abatimento é uma zona de aterro e “pode ter havido algum problema na consolidação do terreno”.
Segundo José Braga, o deslizamento de terras foi detetado cerca das 17:00, quando se procedia à reparação da situação.
José Braga adiantou que no local existe um talude que está na iminência de cair, pelo que a Autoestradas do Atlântico solicitou, como medida de precaução, a evacuação de uma casa habitada que se situa nas proximidades.
Na noite de terça feira, o tráfego entre os nós de Alfeizerão e da Tornada foi desviado para a Estrada Nacional 8.