Foi numa cerimónia singela e discreta que o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa condecorou Diamantino Marto com a Ordem de Mérito.
A homenagem decorreu no passado sábado, dia 12, na Embaixada de Portugal em Paris, no âmbito da visita do Chefe de Estado a França, por ocasião da abertura da Temporada Cruzada Portugal-França.
“Não estava à espera [desta distinção], fui surpreendido”, refere Diamantino Marto ao REGIÃO DE LEIRIA, elogiando o acompanhamento que Marcelo Rebelo de Sousa, à semelhança de anteriores Chefes de Estado têm dado aos emigrantes portugueses em França. “Sou um grande amigo [de Marcelo Rebelo de Sousa] e, de vez em quando, falamos”, afirma.
Além do empresário leiriense, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou outros quatro portugueses emigrados: Fernanda Alves, Ilídio Luís Balonas Palheta, José Gomes de Sá e Maria Dulce Rita Duarte.
O ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva também marcou presença na cerimónia, bem como o Cônsul Geral de Portugal em Paris, Carlos Oliveira.
Esta não é a primeira vez que Diamantino Marto é distinguido por um Chefe de Estado. Recebeu o diploma de Mérito, em 2013, pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva e também recebeu a medalha de mérito pelo presidente francês Jacques Chirac.
O empresário leiriense de 75 anos, natural de Colmeias, está emigrado em França desde 1964. Ao longo de mais de 50 anos, Diamantino Marto desenvolveu atividade na área da construção e demolições.
Em 1977 fundou a empresa Marto & Fils, empresa líder de mercado, dedicada a infraestruturas, demolições, terraplanagens e transportes, e quando se reformou os dois filhos continuaram atividade, apesar de ainda continuar ligado aos negócios.
Tem ainda investimentos nas áreas do imobiliário e, mais recentemente, em hotelaria, com o hotel Solar do Conde (Açores), quer em Portugal, quer em França.