Uma significativa subida da temperatura máxima, seguida de uma acentuada descida: eis o que os próximos dias nos reservam na região.
As previsões para a cidade de Leiria apontam para que os 19 graus de temperatura máxima previstos para hoje, segunda-feira, fiquem bem aquém dos 24 graus esperados para terça-feira em Leiria (em Alcobaça, os termómetros poderão mesmo chegar aos 25 graus).
A subida de cinco graus apontada para a temperatura máxima, de acordo com as previsões do IPMA, é largamente superada pela descida esperada entre quarta e quinta-feira.
Efetivamente, na quarta-feira a temperatura máxima para a capital de distrito será de 23 graus. Deverá, no entanto, acentuadamente, para os 15 graus de máxima na quinta-feira, representando uma queda de oito graus.
Esta semana, marcada pela oscilação nas temperaturas, chega com aviso amarelo por causa da agitação marítima. Leiria é um dos distritos afetados.
São sete os distritos do continente, a par com a costa sul da Madeira e o Porto Santo, as zonas que estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O aviso que engloba os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa é válido entre as 09:00 de hoje e as 09:00 de terça-feira e deve-se à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com quatro metros.
O IPMA colocou também a costa sul da ilha da Madeira e o Porto Santo com aviso amarelo devido à agitação marítima até às 15:00 de hoje.
A costa norte e sul da Madeira e as regiões montanhosas da ilha estão também sob aviso amarelo por se aguardarem aguaceiros, por vezes fortes, que poderão ser ocasionalmente sob a forma de granizo e acompanhados de trovoada (até às 12:00 de hoje) e vento de nordeste por vezes forte (até às 15:00 de hoje).
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.
Por causa da agitação marítima, as barras de Caminha, Douro, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Ericeira estão fechadas à navegação.
De acordo com a Marinha Portuguesa, estão também condicionadas as barras marítimas de Aveiro, Figueira da Foz, Viana do Castelo e Lagos.
Com Lusa