As obras de construção de um acesso seguro ao Itinerário Complementar 2 (IC2), junto às instalações da empresa Roca, em Leiria, arrancam esta semana.
O município de Leiria anunciou hoje, em comunicado, que “arrancam esta semana as obras que irão criar um acesso mais seguro ao IC2, junto à Roca, na União de Freguesias de Colmeias e Memória”.
Com um prazo de sete meses para a sua conclusão, a intervenção deverá prolongar-se até ao início do próximo outono.
A intervenção surge na sequência de um protocolo assinado com a empresa, o ano passado, e tem o objetivo “de melhorar a segurança rodoviária naquela via”.
Com um investimento de cerca de 750 mil euros e um prazo de execução de 210 dias, a intervenção vai incidir sobre a estrada municipal paralela ao IC2, entre os quilómetros 133+373 e 133+895.
A empreitada contempla a criação de vias de aceleração e de desaceleração adequadas ao fluxo rodoviário existente no IC2, bem como a limpeza e recuperação de valetas existentes e a abertura de bermas, entre outros pequenos trabalhos, assumindo o município uma fatia de 500 mil euros do total do investimento, explica a autarquia.
O acordo entre a autarquia e a empresa Roca, “contempla a afetação ao domínio público municipal de cerca de 2.200 m2 de terrenos pertencentes à empresa, que assumiu os estudos e os projetos necessários à execução da obra”, aponta a nota da Câmara de Leiria.
Para além de melhorar o acesso à empresa, a obra deverá beneficiar as povoações e empresas circundantes, aponta a autarquia do Lis que adianta existir igualmente o objetivo de que o novo acesso “aumente o tecido empresarial instalado na zona”.