A Autoridade Marítima Nacional (AMN) prevê um “agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima” em toda a costa portuguesa, entre amanhã, sexta-feira, e segunda-feira.
Também o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo para Leiria, entre as 9 e as 12 horas de amanhã, que passará a laranja a partir dessa hora e até às 6 horas de sábado, devido à previsão de ondas de noroeste que poderão atingir 10 a 11 metros de altura máxima. O aviso laranja estende-se aos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Lisboa.
Segundo a AMN, são também esperados “ventos com uma intensidade média até 85 km/hora e rajadas até 120 km/hora”, provenientes do quadrante Oeste/Noroeste.
Face a estas previsões, Autoridade Marítima e Marinha apelam à adoção de medidas de precaução, recomendando o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas, e desaconselham passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como a prática de atividades nas zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação.
O Aviso Laranja é o segundo mais grave e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o Aviso Amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.