É no Teatro Stephens, na Marinha Grande, que o 40º Música em Leiria dá os primeiros passos para o tão desejado “regresso à normalidade” pela entidade organizadora, Orfeão de Leiria, mas também pelo público.
A edição de 2022 arranca esta sexta-feira, dia 18, às 21h30, com o espetáculo “Ri-te como Jacques”, numa homenagem ao compositor francês Jacques Offenbach, um dos grandes vultos da ópera cómica.
Neste concerto encenado, a Plateia Protagonista, de Lisboa, e o trio À la Joie! desafiam os espetadores a “viajar pela música como Offenbach viajou pela vida”, lê-se na sinopse.
A intenção é mostrar o mundo musical, artístico e literário que influenciou inúmeros compositores – alguns dos quais interpretados nesta folia – garantindo muita animação, num concerto que é para todos e em que a ópera é tratada “por tu”.
O espetáculo conta com encenação de Paulo Lapa, da associação Plateia Protagonista, e interpretação do trio À la Joie! – Mariana Pacheco (soprano), Tiago Matos (barítono) e Pedro Costa, no piano – e Paulo Lapa, como tenor.
Os bilhetes custam 5 euros e podem ser levantados na Bilheteira da Casa da Cultura, no Teatro Stephens.
Entretanto, para quem é fã da sonoridade de orquestras de sopros, o momento reservado para este sábado, dia 19, revela-se imperdível. É que a Orquestra de Sopros de Leiria, sob a direção de Mário Teixeira, apresenta também no Teatro Stephens, um repertório variado, que revela a evolução da literatura para banda de sopros.
Neste espetáculo, o público tem a oportunidade de vivenciar sonoridades contemporâneas da orquestra de sopros, com novos timbres e efeitos sonoros, “misturadas com sons eletrónicos”.
A atuação está marcada para as 21h30 e a entrada é gratuita.
Recorde-se que o início da 40º edição do festival Música em Leiria estava programado para o passado dia 13, pela companhia de dança Paulo Ribeiro, mas foi adiado devido à Covid-19.
O Música em Leiria realiza-se há quatro décadas, desde 1982, e tem vindo a marcar o panorama cultural da região e do país com mais de mil concertos e espetáculos, que levaram acima de 200 grupos e artistas estrangeiros e 1.500 nacionais a salas, auditórios, museus, igrejas e praças de Leiria e dos municípios vizinhos.
A edição deste ano surge com uma programação recheada, que leva música e dança a Leiria, Batalha, Porto de Mós, Pombal e Marinha Grande.