A partir da próxima semana, a campanha SOS Ucrânia, promovida pelo Município de Leiria, no estádio Dr. Magalhães Pessoa, passa a ter novos horários.
Assim, quem quiser entregar donativos no estádio, deve fazê-lo às quintas e sextas-feiras, entre as 17 e as 18 horas, ou ao sábado, das 10 às 13 horas.
A alteração, explica a Câmara em comunicado, deve-se ao facto de nos restantes dias, o serviço “passar a funcionar apenas para apoio aos refugiados que já se encontram no concelho” e para “dar continuidade ao processo logístico de envio de ajuda humanitária para a Ucrânia”.
Entre os produtos que podem ser objeto de donativo estão:
- Artigos de higiene, como desinfetantes, fraldas para crianças e idosos
- Artigos de saúde (medicamentos, kits de primeiros socorros, ligaduras, pensos, betadine, soro fisiológico, seringas, luvas)
- Acessórios (lanternas powerbanks, pilhas, rádios)
- Não é aceite mais roupa
Num outro plano, para ajudar no alojamento dos refugiados ucranianos, a autarquia está a criar uma base de dados com os nomes e contactos das pessoas que se disponibilizem para doar mobília, assim como pequenos e grandes eletrodomésticos.
Caso tenha algum destes artigos em casa, em bom estado, e queira doar, pode entrar em contacto com a Câmara Municipal de Leiria (através do email: sosucrania@cm-leiria.pt) ou com a porta-voz da comunidade ucraniana em Leiria, Yuliya Hryhoryeva (através do contacto: 969 670 150).
Segundo Yuliya Hryhoryeva, esta recolha não está em curso no estádio, devido a “falta de espaço”.
Campanha já angariou mais de 40 toneladas de bens
A campanha SOS Ucrânia, iniciada há mais de três semanas, já resultou no envio de dois camiões e várias carrinhas com bens para ajudar o povo ucraniano.
No total, foram entregues mais de 40 toneladas de bens: 55 paletes completas com artigos diversos, como medicamentos, produtos de higiene, roupa, acessórios, carrinhos de bebés e camas, indicou na última reunião de Câmara, dia 22, o vereador Luís Lopes, com o pelouro da Proteção Civil.
Luís Lopes explicou ainda que existem, atualmente, 22 paletes de artigos de higiene, duas de medicação, 52 de roupa, 44 de roupa de cama, nove de calçado, quatro com alimentos, três com comida animal e seis de acessórios, para enviar para a Ucrânia, “em função das necessidades”.
Numa nota enviada às redações, a autarquia explica que durante a triagem dos artigos doados foram identificados “cerca de seis contentores de vestuário e calçado danificado”. Estes artigos foram reciclados e o dinheiro angariado com a ação “depositado na conta da Cáritas Portuguesa”, criada para apoiar a Ucrânia.