Desde a passada sexta-feira, 1 de abril, que os serviços da Câmara Municipal da Marinha Grande estão a funcionar com uma nova estrutura organizacional, após aprovação pelos órgãos executivo e deliberativo do Município.
A nova estrutura dos serviços contempla quatro gabinetes e 17 divisões, num modelo de funcionamento que permite “uma gestão autárquica com vista ao reconhecimento do Município como um referencial na área do desenvolvimento económico e na criação de bem-estar para a população”, refere nota enviada pela autarquia à imprensa.
Citado no documento, o presidente da Câmara Aurélio Ferreira afirma que a nova estrutura concretiza um dos objetivos a que se propôs no início do mandato, “apostando na valorização dos trabalhadores e agilizando procedimentos, de modo que o Município seja visto como uma instituição amiga dos cidadãos e das empresas”.
Para o líder do executivo, era necessário “descentralizar áreas funcionais, que estavam demasiado concentradas em algumas das divisões” e “implementar uma estrutura com maior coordenação, eficácia e operacionalidade”. Defende que essa necessidade decorre da “realidade atual da administração local, com desafios de elevada complexidade e relevância pública, designadamente todo o processo de transferência de competências”.
O novo esquema funcional inclui os gabinetes de Apoio aos Órgãos de Gestão; Comunicação e Imagem; Proteção Civil e Segurança; Qualidade e Auditoria.
Já a as divisões repartem-se por: Divisão Administrativa e de Recursos Humanos; Divisão Jurídica; Divisão de Sistemas de Informação e Inovação; Divisão de Gestão Financeira; Divisão de Contratação Pública; Divisão de Desenvolvimento Económico e Apoio ao Cidadão; Divisão de Obras Públicas; Divisão de Ambiente, Alterações Climáticas, Sustentabilidade; Divisão de Águas, Saneamento e Resíduos; Divisão de Equipamentos Municipais e Energia; Divisão de Planeamento Estratégico, Mobilidade e Transportes; Divisão de Gestão Urbanística; Divisão de Educação; Divisão de Cultura, Património Cultural e Turismo; Divisão de Assuntos Sociais; Divisão de Saúde e Bem-Estar; Divisão de Desporto, Juventude e Associativismo.
A Divisão Administrativa e de Recursos Humanos detém a Secção de Recursos Humanos e a Secção Administrativa e de Expediente Geral; a Secção de Contabilidade está dependente da Divisão de Gestão Financeira; a Secção de Apoio à Contratação Pública está afeta à Divisão de Contratação Pública; e a Divisão de Gestão Urbanística tem sob a sua dependência a Secção Administrativa de Gestão Urbanística.
A Divisão de Desenvolvimento Económico e Apoio ao Cidadão abrange o Serviço de Apoio ao Cidadão e o Serviço de Gestão Administrativa e Comercial das Águas, Saneamento e Resíduos; a Divisão de Gestão Urbanística integra o Serviço de Estudos e Projetos; e da Divisão de Ambiente, Alterações Climáticas, Sustentabilidade faz parte o Serviço Médico-Veterinário.