“Pais, afastem-se, está na hora de irem embora!”. As palavras de ordem de Celso Casinha, diretor técnico da Associação de Basquetebol de Leiria (ABLeiria), marcaram o início da viagem da comitiva de Leiria com destino a Albufeira, para a Festa do Basquetebol Juvenil (FBJ).
O relógio marcava 11h20 quando os melhores atletas do distrito de Leiria, equipas técnicas, direção da ABLeiria e outros elementos – no total de 71 – ‘tomaram conta’ de uma das carruagens da CP, fretada para o evento, que partiu da estação ferroviária de Pombal.
A tentar espreitar através dos vidros das janelas ficaram alguns pais que, entre beijos e abraços, se despediram dos filhos.
Para a maioria destes jovens, com idades entre os 12 e os 16 anos, é a primeira vez que participam num evento desportivo de grande dimensão e a emoção, e até algum nervosismo, são visíveis de miúdos a graúdos.
A FBJ regressa este ano após uma pausa forçada pela pandemia e são muitos os pais que vão estar também em Albufeira, até dia 14, a acompanhar o evento. Espera-se uma claque alargada a torcer pelos atletas das quatro seleções distritais, nos escalões sub-14 e sub-16.
Ocupados os lugares, espera à comitiva de Leiria uma viagem de cerca de 5 horas e 30 minutos.
A prioridade dentro do comboio? Comer os lanches que vieram de casa. Logo a seguir, começam as partilhas em forma de conversa, música e boa disposição.
Alguns atletas estão já focados no objetivo que têm pela frente e leem até documentos com táticas, entregues pelos treinadores. Seja qual for a ocupação garantida para a viagem, a expetativa sente-se no ar.
O REGIÃO DE LEIRIA está a acompanhar o evento em permanência a convite da Federação Portuguesa de Basquetebol e da ABLeiria. Siga os desenvolvimentos no site do nosso jornal, em www.regiaodeleiria.pt.