Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Leiria

Nova edição do Orçamento Participativo de Leiria vale 836 mil euros

Ideias dos cidadãos podem ser apresentadas até 13 de maio, nas categorias Verde ou Imaterial, Jovem e Material.

A colocação de uma estátua ou busto em homenagem a José Hermano Saraiva no jardim da Vala Real foi uma das propostas eleitas no ano passado CML

Cerca de 836 mil euros é o montante que a Câmara de Leiria disponibiliza no âmbito do Orçamento Participativo (OP) 2022/2023, para a execução das propostas dos cidadãos que forem mais votadas.

As candidaturas abriram na terça-feira, podendo os munícipes concorrer até 13 de maio em três categorias: Verde ou Imaterial, Jovem e Material.

Segundo a autarquia um projeto ‘Verde’ deve “promover a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável, sendo que o ‘Imaterial’ inclui as ideias que não impliquem obra e que tenham uma abrangência obrigatoriamente suprafreguesia”.

As propostas da categoria ‘Jovem’ referem-se às ideias apresentadas por cidadãos que frequentem, no mínimo, o ensino secundário e que tenham, no máximo, 30 anos inclusive, enquanto a categoria ‘Material” refere-se a projetos que impliquem a realização de empreitada.

As ideias devem ser submetidas através da plataforma dedicada ao programa, onde podem ser também consultadas as normas de participação e esclarecer dúvidas. A análise das propostas decorrerá entre 23 de maio e 14 de julho, sendo a lista provisória das ideias admitidas e excluídas divulgadas a 15 de julho.

A votação das propostas admitidas decorrerá entre 26 de setembro e 8 de outubro.

Em 2021, foram apresentadas 42 propostas ao OP, tendo o júri admitido oito para votação. Destas, foram eleitas sete que determinaram um investimento de cerca de 320 mil euros. O valor remanescente (310 mil euros) transitou para a edição deste ano, a que acrescem 526 mil euros correspondentes a 1,5% das despesas de capital do ano anterior.

A celebração dos 80 anos da Revolta do Milho, a criação de um ecocentro móvel para deposição de diferentes tipos de resíduos e circulação pelas freguesias, um espaço museológico na antiga escola básica do Souto de Cima, Caranguejeira, e a colocação de estátua/busto do professor José Hermano Saraiva (1919-2012) no jardim da Vala Real, em Leiria, integram a lista das propostas vencedoras.

Ganharam ainda as candidaturas para criação de zona de lazer e de desporto no pinhal da Escola Básica do 2º e 3º ciclos Henrique Sommer, na Maceira, a instalação de iluminação pública na rua General Norton de Matos e colocação de cobertura exterior no Jardim-de-Infância da Caranguejeira.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados