O que têm em comum o Castelo de Leiria, as cornucópias de Alcobaça, o Mercado Medieval de Óbidos ou a Reserva Natural das Berlengas? São alguns dos vencedores, no distrito de Leiria, da 5ª edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões, cujos resultados foram conhecidos no passado dia 5 de abril.
A distinção foi atribuída a 14 ícones e marcas do distrito, sete das quais referentes a património natural, monumentos, sítios, gastronomia e festas tradicionais. Nestas categorias, os vencedores são:
Aldeias e Vilas: Óbidos
Doçaria Regional: Cornucópias (Alcobaça)
Festas, Feiras e Romarias: Mercado Medieval
Monumentos Nacionais: Castelo de Leiria
Praias: Praia da Nazaré
Reservas/ Paisagens/ Barragens: Reserva Natural da Berlengas
Museus: MIMO- Museu da Imagem em Movimento
Os restantes prémios foram atribuídos às marcas Leiriestética (clínicas de estética), Physioclem (clínicas de fisioterapia), Dr. Ergo (clínicas de visão), Policlínica da Benedita (clínicas médicas), Bukubaki (ecoturismo), Soluções Ideais (imobiliárias) e Ópticas Lince (serviços óticos).
Em nota enviada à imprensa, a organização refere que o Prémio Cinco Estrelas Regiões “procura valorizar e dar a conhecer o melhor de cada uma das regiões portuguesas ao nível da gastronomia, recursos naturais, tradicionais festas, monumentos e património, entre várias outras categorias”. O prémio reconhece ainda “os negócios locais que se diferenciam pela sua qualidade”.
Os vencedores vão poder utilizar a imagem “Portugal Cinco Estrelas” durante 12 meses em qualquer suporte de comunicação e participar num plano de comunicação implementado pela organização e que inclui televisão, imprensa, exterior, rádio e digital.
O galardão baseia-se num conceito e metodologia de avaliação que, este ano, contou com a participação de 425.000 consumidores portugueses, através de um inquérito nacional. Na página oficial do prémio é referido que o “Prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que produtos, serviços e marcas de origem portuguesa conferem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação as 5 principais variáveis que influenciam a decisão de compra dos consumidores.
Ao mesmo tempo que a população identifica os ícones nacionais mais relevantes, ao nível de elementos culturais, recursos naturais, monumentos e património, aldeias/vilas e cidades, gastronomia e produtos naturais e típicos do nosso país, “as empresas podem candidatar as suas marcas, produtos e serviços, submetendo-os a uma avaliação através de uma metodologia completa e rigorosa”, refere a organização na página online do prémio.