Mais de quatro centenas de pessoas subscreveram, nas primeiras 24 horas, uma petição que reclama a criação de um serviço de urgência básica na Marinha Grande.
“Torna-se imperioso assegurar a existência de assistência médica de urgência com proximidade e eficácia a qualquer hora do dia, pelo que é imprescindível a criação de um SUB – Serviço de Urgência Básica no Centro de Saúde da Marinha Grande”, defende a petição a circular desde segunda-feira, dia 11.
Carlos Caetano, antigo vice-presidente da Câmara no executivo liderado pela socialista Cidália Ferreira e candidato do PSD nas últimas autárquicas, é o primeiro subscritor do documento.
“Lidero um grupo de cidadãos que acabam de lançar na Plataforma de Petições Públicas um pedido dirigido à Assembleia da República, Ministra da Saúde e Ministro das Finanças, com o objetivo de ser criado um SUB – Serviço de Urgência Básico no Centro de Saúde da Marinha Grande”, anunciou segunda-feira, o antigo autarca na sua página pessoal.
Previstos no sistema de saúde os Sub são, adianta a legislação, “o primeiro nível de acolhimento a situações de urgência, de maior proximidade das populações, e constituem um nível de abordagem e resolução das situações mais simples e mais comuns de urgência”.
Os responsáveis pela petição argumentam que a criação do novo serviço “permitirá o apoio às dezenas de milhar de cidadãos residentes e aos que aqui se deslocam para trabalhar”, para além de constituir o que denominam de “linha avançada que retirará da Urgência/Emergência do Hospital de Leiria, muitos milhares de atendimentos anuais”.