Os esforços de controlo da vespa asiática na Marinha Grande contam já com meio milhar de armadilhas de captura daquele inseto desde meados de fevereiro.
Estes dados foram anunciados esta tarde pelo município da Marinha Grande que revelou, em comunicado, estar a “reforçar a instalação de armadilhas de captura de vespa asiática no concelho, com a colocação de mais 192 armadilhas, ao abrigo da candidatura efetuada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria”.
As armadilhas, avança a nota da autarquia, “estão devidamente identificadas com recurso a um dístico, bem como os técnicos que procedem à realização da instalação também estão identificados”.
Estes dispositivos “serão objeto de monitorização quinzenal, sendo retiradas no final de junho”, adianta ainda a informação da autarquia.
Os números hoje revelados referem que a atual fase de colocação de armadinhas na Marinha Grande “junta-se à primeira fase de instalação de 300 armadilhas, iniciada no dia 15 de fevereiro, perfazendo um total de cerca de 500 artefactos”.
A medida atualmente em curso integra o plano STOPvespa_RL – Plano intermunicipal de prevenção e controlo da vespa velutina na Região de Leiria, financiado pelo Fundo de Coesão, acrescenta o município.